Planejar um casamento envolve pensar em cada detalhe com carinho e atenção especiais. Muitas vezes, essa organização também exige que a noiva faça escolhas delicadas, seja na lista de convidados ou na determinação das cores dos vestidos das madrinhas. Com delicadeza e bom senso, é possível contornar bem um assunto polêmico e que envolve as vontades da noiva e da madrinha, que devem harmonizar entre si para compor um visual elegante no altar.

Escolher os tons dos vestidos das madrinhas é uma tradição norte-americana, mas que há algum tempo já vem se popularizando no Brasil. Quando uma noiva lança mão deste artifício, ela tem por objetivo deixar o altar mais harmonioso ou, em alguns casos, evitar algumas cores que a desagrade figurem na celebração. Mas, para que a escolha equilibre o gosto da noiva com o estilo da madrinha é importante que a decisão seja feita de forma consciente e ponderada.

A felicidade dos noivos, principal objetivo de todo casamento, deve ser priorizada. Afinal, ser madrinha representa o quanto a escolhida é especial para o casal, e a sua participação fará toda a diferença para tornar o casamento ainda mais especial. Mais do que marcar presença no altar, as madrinhas também podem retribuir o convite com o apoio necessário para o grande dia, e isso inclui respeitar as decisões do casal.

Por outro lado, manter a noiva feliz e segura pode ter o seu preço para as madrinhas, já que as preocupações com o look para o casamento se acumulam também com a escolha do presente, dos acessórios, cabelo e maquiagem. Muitas vezes, elas já podem até ter um vestido incrível que gostariam de usar, ficando limitadas pelos tons determinados pela noiva.

O bom senso de ambas as partes deverá falar mais alto, dialogando entre si para que a celebração seja um sucesso.

Escolhendo a cor dos vestidos das madrinhas

Caso somente uma tonalidade seja escolhida para os vestidos das madrinhas, as noivas deverão ter em mente que nem todas as cores combinam com diversos tons de pele e cabelo das convidadas. Para uma escolha consciente, é essencial que esse e outros fatores sejam levados em conta, como estilo das madrinhas e situação financeira de cada uma.

A decisão irá variar de acordo com o gosto da noiva, mas uma boa opção é optar por uma cartela de cores suaves ou de uma mesma família, como os tons pasteis. Elegantes, essas tonalidades oferecem uma infinidade de possibilidades que devem estar de acordo com o local da cerimônia e horário.

Caso a noiva não determine nenhuma cor para as madrinhas, o bom senso deverá ser usado durante a escolha do tom e do modelo do vestido. É recomendável que as eleitas evitem o preto, o nude muito claro e o branco; essas são regras básicas para todo convidado de casamento.

As estampas devem levar em consideração os detalhes da celebração. Na dúvida, a noiva poderá ser consultada para que o altar permaneça elegante e colorido de acordo com o seu gosto pessoal.