DicasNoivasVestido de noivaVestidos sob medida

Cores para o vestido de noiva

Por 11 de junho de 2018 Nenhum comentário

 

Vestido de noiva é sempre branco? Tradicionalmente, sim. Mas isso não significa que as noivas não possam lançar mão de uma paleta de cores um pouco mais ampla. Além do Branco Puro, existe o famoso Off-White, o Marfim / Ivory, Champagne e o Nude  – isso só para ficar nas principais escolhas da atualidade.  

 Para a estilista Luciana Collet, não tem muita regra neste quesito. “O importante é a noiva escolher aquilo que melhor combina com o seu tom de pele e que tem a ver com a sua personalidade”.  

 Branco 

 Antes de qualquer coisa é preciso explicar que o branco puro não é uma cor natural. A cor natural da renda  (com alta concentração de algodão em sua composição) ou da seda  é off-white. Para ficar branco mais claro que a gente conhece, o tecido passa por um processo químico para clarear. Como muitas noivas sonham em casar com um vestido branco, ele é muito bem-vindo na paleta de cores, sempre. Preferido das noivas mais tradicionais,fica lindo em peles morenas e negras. 

Noiva Atelier Luciana Collet

Off-White 

 A escolha do momento. É uma opção particularmente interessante, pois está ligado à cor natural da seda e de rendas como a francesa, que são feitas 50% em algodão, o que confere a tonalidade aos vestidos. É um tom mais quente com um toque de bege bem suave. Fica ótimo em peles bronzeadas e não deixa as peles brancas ficarem apagadas. Veste bem todos os estilos, desde as noivas mais tradicionais até as mais modernas. 

 

Noiva Atelier Luciana Collet

 

Marfim / Ivory 

 Muito utilizado pelas noivas com estilo boho, é um bege mais amarelo queimado, quase como uma casca de ovo.  

Noiva Atelier Luciana Collet

 

Champagne 

 Tem uma cor bem próxima ao ouro rosa e, como o próprio nome sugere, é sinônimo de sofisticação. Ideal para quem tem a pele mais clara, pois ajuda a realçar a cor natural. Esse tom fica lindo em noivas com estilo mais romântico.  

Noiva Atelier Luciana Collet

Nude 

 Não existe um único tom de nude, afinal, a ideia é que ele se ajuste à cor da pele de quem veste. Esse tom tem aparecido muito nos forros dos vestidos, o que dá um toque de modernidade e sensualidade sofisticada aos vestidos.  

 

Noiva Atelier Luciana Collet

Cores – Curiosidades

Você sabia que, na antiguidade, as noivas se vestiam de vermelho, dourado, verde e, inclusive, preto? Isso porque os casamentos eram provenientes de contratos comerciais e o que importava não era a cor do traje, mas, sim, sua beleza e luxo, que tinham o objetivo de enaltecer as posses das famílias.  

 A origem do vestido branco é controversa, há quem afirme que foi popularizado pela Rainha da Escócia Mary Stuart, ou ainda quem diga que a tradição começou com a Rainha da França, Maria de Médici. Mas a veste branca para noivas se popularizou no mundo Ocidental após o casamento da Rainha Victoria da Inglaterra no século XIX.  

 

Rainha Victoria

Ainda existem diversos países onde o mais comum são os vestidos de outras cores que não o branco. Na Indonésia, os vestidos de noiva tradicionais são coloridos, na Índia, são vermelhos, no Peru, vermelho e preto, e no Paquistão são sempre de tons escuros como vermelho, rosa ou roxo. 

Deixe seu comentário!