DicasNoivas

5 dicas para te ajudar a escolher o sapato de noiva ideal

Por 13 de julho de 2017 Nenhum comentário

visual de uma noiva tem que ser pensado da cabeça aos pés – literalmente. Na hora de escolher o sapato de noiva para o grande dia, existem alguns itens essenciais. Abaixo, estão listadas algumas dicas para ajudar nessa etapa da composição do visual.

 

Quando comprar?

Antes de comprar o sapato, é preciso ter definido qual será o seu vestido de noiva. Modelo, tecidos, bordados, rendas e estilo da peça têm influência fundamental na escolha do sapato de noiva.

Noivas que optarem por comprar ou alugar um vestido pronto não necessariamente tem de adquirir o sapato no mesmo local. Mas, para ter certeza de que eles tenham o mesmo estilo, uma dica é tirar uma foto do vestido e levá-la com você até a loja de sapatos escolhida.

Já para as que optarem por um vestido sob medida, pode ser uma boa ideia pedir indicações para o estilista que estiver desenvolvendo a peça. Ele poderá sugerir os modelos mais indicados para o vestido que está sendo confeccionado e talvez até tenha bons parceiros para te apresentar.

O ideal é adquirir o sapato de noiva com, pelo menos, 4 meses de antecedência. Isso porque ele será fundamental no momento de marcar a barra do seu vestido durante as provas finais.

 

Conforto

conforto é um importante critério na escolha do sapato. A noiva deve ter em mente que vai passar muito tempo em pé, circular pela festa e até dançar bastante. Portanto, não escolha um sapato só porque é bonito ou porque está na moda.

Assim como os outros itens do seu visual, é importante buscar referências daquilo que gosta e modelos que são mais confortáveis para o seu pé.

Uma forma de deixar o seu sapato de noiva mais confortável é amaciá-lo alguns dias antes do casamento. Para isso, há duas possibilidades:

  • Algumas sapatarias dispõem de equipamentos que ajudam a alargar sapatos. Além de colocar o calçado nesse equipamento, elas utilizam produtos que ajudam a amolecer o couro e melhorar a flexibilidade.
  • É sempre possível fazer isso em casa também. Aproximadamente duas semanas antes do casamento, tente usar o sapato de noiva em casa por algumas horas todos os dias. Assim, o sapato vai pegando o formato do seu pé e você tende a ter menos problemas no dia do casamento.

 

Estilo

estação do ano é outro fator importante para a escolha do sapato de noiva. No verão e na primavera, sandálias e sapatos mais abertos são bem-vindos. No outonoPeep Toes podem ser uma boa opção. Já no inverno, procure investir em calçados mais fechados.

Muitas noivas optam por forrar o sapato. Essa ideia é boa, mas é preciso se atentar aos materiais usados: eles devem ser os mesmos que compõem o vestido. Há uma infinidade de possibilidades para customização: rendas, laços, fitas, pedrarias, entre outros. Há também a possibilidade de personalizar a sola, por exemplo inserindo os dizeres “I do!” ou as iniciais do casal.

 

Cor

O sapato de noiva não precisa ser, necessariamente, da mesma cor do vestido. Pode ser branco, off white, nude, prata ou dourado. Muitas noivas têm optado por usar sapatos coloridos ou que combinem com as cores do buquê. Tudo é possível, mas vai depender muito do estilo do vestido escolhido. Não dá para colocar um sapato vermelho com um vestido super clássico. Já o estilo boho ou vestidos curtos dão mais flexibilidade na escolha do que irá nos pés!

tamanho do salto fica a critério da noiva. O ideal é que, se possível, os noivos fiquem mais ou menos do mesmo tamanho ou, pelo menos, com pouca diferença de altura. Procure escolher um salto que favoreça esse aspecto.

E aqui vem uma dica muito importante: use salto, mesmo que seja baixo! Ele ajuda a manter a postura e o visual fica mais imponente!

Se o casamento for na praia ou no campo, prefira sapatos mais baixos, pois é muito chato andar na terra e na areia com saltão. Pense na sua mobilidade durante a cerimônia e na festa.

 

Onde comprar

Pesquise bastante antes de decidir a loja ou ateliê em que irá comprar o seu sapato de noiva. O ideal é que você consiga provar o calçado antes da compra, mas isso não é regra. Se seu orçamento for mais elástico, procure por sapateiros tradicionais, que fazem peças sob medida. Isso vai aumentar as chances de você conseguir o sapato perfeito:  bonito e que não machuque os pés.

Quer mais dicas para a escolha do seu sapato de noiva ideal? Confira nosso vídeo sobre o assunto:

 

Gostou? Então clique aqui para conferir os outros blog posts
Conheça ainda algumas das minhas noivas nesta galeria de fotos
E acompanhe as novidades sobre o meu atelier nas redes sociais!



 Facebook - Luciana Collet  Instagram - Luciana Collet  YouTube - Luciana Collet  Pinterest - Luciana Collet