O primeiro passo para ter o vestido de noiva ideal no seu casamento é decidir se você vai optar por um vestido pronto ou se vai mandar fazer um sob medida. Começar por essa escolha é importante, pois também ajuda a definir onde você vai centralizar suas buscas, isto é, em lojas ou em ateliers de estilistas especializados em vestidos de noiva. Para te ajudar a tomar essa decisão, elencamos pontos positivos e negativos dos dois formatos. Confira:

Vestidos de noiva prontos

A grande vantagem dos vestidos prontos é que você pode experimentar, se ver dentro dele e se imaginar no seu casamento. Vai poder ter aquela sensação de… “é esse!”.

Além disso, é uma ótima opção para quem tem o orçamento mais limitado, pois é possível encontrar vestidos prontos com um preço acessível – principalmente se você pretende alugar.

Por outro lado, os vestidos prontos às vezes demandam muitos ajustes e algumas partes podem não ter o caimento perfeito no corpo. Fora isso, é possível que você não consiga fazer todas as modificações que deseja para transformá-lo no vestido de noiva que sempre sonhou.

Comprar ou alugar?

Eu indico a compra para aquelas noivas que sentem um certo apego ao vestido. Ou até mesmo para aquelas que acham que dá azar usar uma peça que já vestiu uma noiva em outra ocasião.

O aluguel, por sua vez, é uma boa opção para quem que não tem apego nenhum ao vestido de noiva, não quer ou não tem espaço para guardá-lo em casa, e também para as noivas que têm orçamento limitado.

Mas atenção: se você optar por um primeiro aluguel, ou seja, por um vestido que nunca foi alugado antes, tenha em mente que vai gastar mais ou menos a mesma coisa que gastaria para comprar um vestido pronto – às vezes até mais.

Vestidos de noiva sob medida

Ideal para as noivas que valorizam a alta costura e fazem questão de casar com uma peça totalmente exclusiva – nunca vai ser uma cópia, vai ser sempre uma criação de acordo com a personalidade, estilo e referências da mulher.

Os vestidos sob medida também são ideais para aquelas noivas que têm corpos muito fora do padrão – muito busto, muito quadril, muito magras, muito altas e por aí vai.

Tudo isso costuma ser um problema para quem opta por um vestido de noiva pronto, mas quando você manda fazer um sob medida, o vestido inteiro é moldado de acordo com sua silhueta, disfarçando inclusive aquelas imperfeições que toda noiva sempre acha que tem.

Além disso, por ser personalizado, o vestido vai ser exatamente do seu estilo. E você também pode participar de todo o processo de produção e fazer as mudanças que achar pertinente durante a confecção.

Ao mesmo tempo, ele é um vestido totalmente novo, então você não vai conseguir se ver dentro dele antes de ele começar a tomar forma. O preço também pode ser um pouco maior, pois é um trabalho quase que artesanal, que demanda muita mão de obra especializada e matéria-prima nobre, que costuma ter valores mais elevados.

O papel do estilista

Se for optar por um vestido de noiva sob medida, o trabalho de um estilista é fundamental em todo o processo. “É preciso ter uma equipe experiente e ponta firme, além de fornecedores de matérias-primas de qualidade”, explica a estilista Luciana Collet, que é especializada em vestidos de noiva de alta costura.

Ela ressalta que a confecção de um vestido sob medida deve garantir exclusividade à peça. “Os vestidos criados precisam refletir a personalidade da noiva, por isso um nunca vai ser igual a outro”, diz.

“Além de tudo, o estilista também ajuda no styling da noiva, pensando na maquiagem, cabelo, joias, sapato, buquê…Tudo aquilo que compõe o visual da noiva no dia do casamento”.

Mas, seja qual for a sua escolha, a dica de ouro é: tome a decisão que te deixa mais segura e tranquila. Afinal de contas, ninguém quer se descabelar na véspera do casamento porque o vestido não está pronto, porque viu outra noiva usando o modelo escolhido ou porque o zíper quebrou e a renda caiu! O vestido de noiva é uma das partes mais importantes do casamento e todo o processo deve ser especial: da escolha à última prova.

Deixe seu comentário!