Durante a escolha de cada detalhe do casamento, um dos itens que costuma ser levado em conta são as preferências do casal, principalmente no que se refere ao vestido de noiva. Além do bom gosto, é possível também incluir um toque étnico no traje, que remeta às suas raízes familiares, mantendo a elegância do look para o grande dia.

Casamento judaico

Se uma das vontades da noiva for referenciar suas etnias genealógicas, é possível incluir adereços no traje após uma breve avaliação para que o bom gosto seja mantido em cada detalhe da peça. As etnias genealógicas podem ser celebradas no vestido com bordados ou tecidos diferentes, de acordo com a personalidade da noiva.

Uma opção são os bordados mais coloridos, que remetam à alguma tradição do país de origem ou mesmo um tecido adamascado, com estampas (que também podem ser mantidas no branco e no off/white), ou desenhos que homenageiem suas etnias e tradições. No caso de casamentos coreanos ou japoneses, por exemplo, que exigem tons e modelos específicos, muitas vezes, as noivas utilizam a vestimenta tradicional e, em seguida, trocam para o traje ocidental branco, clássico desse estilo de celebração.

Casamento coreano. Foto: site Constance Zahn

Outros detalhes podem ser trabalhados para homenagear as raízes familiares. Em alguns casos, o penteado por si só já oferece um arremate étnico no look, principalmente para as noivas de origens africanas, ou um pente para aquelas que possuem descendência espanhola. Abordando ainda as tradições europeias, a renda ou a tendência a capa (que remeteria a um lenço) já oferecem um toque diferente e elegante ao visual.

Pente estilo Espanhola, da Casa Vasconcelos

Nem todos os detalhes devem acompanhar a decoração da festa, como é o caso do vestido de noiva. Se esse for o desejo do casal, a festa também pode levar toques étnicos, que ficam lindos quando executados com bom gosto.

Já o traje dos padrinhos não precisa acompanhar o vestido étnico da noiva, caso contrário a celebração pode se tornar extremamente temática. Usando a elegância e e o equilíbrio, é possível sim homenagear a família no grande dia com estilo.

Deixe seu comentário!