Preparativos para o casamento

Um brinde aos noivos!

Por 15 de junho de 2017 Nenhum comentário

Dentro dos preparativos para a festa do casamento um dos itens que mais gera dúvida é qual espumante escolher. Para ajudar na escolha, reunimos aqui dicas dos profissionais da Casa Vidigal Vinhos.

Champagne, Espumante, Cava ou Prosecco?

Espumante é o nome genérico de um vinho – sim, o espumante é um vinho -, que recebe um tratamento especial durante a fermentação da uva, de forma a preservar o gás carbônico produzido naturalmente por essa fermentação. Em certas regiões do mundo o espumante é nomeado de forma específica, assim, o espumante feito na região francesa da Champagne, leva esse nome. No norte da Espanha encontramos as Cavas, no Veneto Italiano temos o famoso Prosecco.
Os espumantes brasileiros não possuem tal denominação, muito embora diversos produtos nacionais tenham recebido já muitas medalhas de ouro nas principais feiras de vinho do mundo e estejam no foco dos maiores entendidos do assunto.

No Brasil, os casamentos mais tradicionais quase sempre servem Champagne, a mais conhecida é a Veuve Clicquot. No entanto, existem outras, menos famosas por aqui, mas tão boas quanto, como a Taittinger e a Gosset.

Em seguida na preferência para o evento vêm os Proseccos: Foss Marai, Astoria, Montelvini ou mais em conta a Moinet são os que têm mais saídas. Já entre as Cavas: Freixenet, Cordoniu, Dominio de Los Duques são boas pedidas.

Mas, o que está em alta são espumantes nacionais e há uma quantidade enorme deles, de altíssima qualidade, para citar alguns: o Cave Geisse, que é produzido na Serra Gaúcha por um enólogo que possui também uma Champagne na França. Em Santa Catarina temos o Santa Augusta.
Um destaque tem sido o Casa Vidigal Brut, produzido pela Don Guerino. De alta qualidade sem ser de alto custo, e acaba sendo o escolhido de quem vem fazer degustação antes de decidir.

Quantas garrafas pedir?

A quantidade da bebida que deve ser disponibilizada em uma festa pode variar muito de acordo com o formato. Para uma festa “Bolo com Champagne”, onde a bebida será servida do início ao fim, a conta deve ser de 1 garrafa a cada 2 pessoas. Já em uma festa onde haverá outras bebidas a vontade, a conta passa a ser de 3 ou 4 pessoas por garrafa. Por último, no caso da bebida ser servida apenas para o brinde, 1 garrafa para cada 8 pessoas é a conta sugerida.

Serviço:

Casa Vidigal Vinhos – http://www.constancezahn.com/fornecedores/casa-vidigal/

Rua Oscar Freire, 2236

(11) 3062 8767

Gostou? Então clique aqui para conferir os outros blog posts
Conheça ainda algumas das minhas noivas nesta galeria de fotos
E acompanhe as novidades sobre o meu atelier nas redes sociais!

Facebook - Luciana Collet  Instagram - Luciana Collet  YouTube - Luciana Collet  Pinterest - Luciana Collet

Deixe seu comentário!