Na hora de pensar no vestido de noiva, as palavras clássico e contemporâneo podem parecer opostas. Afinal, muita gente tem a ideia de que o vestido de noiva clássico é aquele que tem um formato e um perfil mais antigos. Mas não é bem assim.

Segundo a estilista de noivas Luciana Collet, é possível que o vestido clássico seja tradicional e contemporâneo ao mesmo tempo. “Na verdade, a noiva que quer as duas características busca um vestido atemporal, aquele que vai ser sempre lindo e atual, independentemente da época em que for usado”, explica.

Por isso, ela diz que modelos clássicos podem e devem ter detalhes mais atuais. “Um decote mais profundo para quem tem pouco busto e um bordado com traços mais contemporâneos são alguns exemplos”.

Além disso, o corte e o tecido também são ótimos aliados na hora de incorporar os dois estilos. “Dependendo da composição que é feita com os materiais, o resultado será ou um vestido mais encorpado ou com mais leveza“, diz Luciana. “Se usar tecidos como zibeline de seda ou um cetim duchess, o traje vai ter uma característica bem mais séria e tradicional. Mas um vestido clássico também pode ter leveza com o uso do tule e da renda, e é aí que conseguimos incorporar elementos mais atuais”.

Cada noiva tem um perfil, mas aquelas que buscam a atemporalidade devem ser bem criteriosas na hora de utilizar detalhes que estão em alta para noivas, na chamada moda bridal. “É preciso filtrar as referências que pegamos por aí para garantir que o vestido não se transformará em um ícone parado no tempo”, finaliza.

3 modelos de vestido de noiva clássico com elementos contemporâneos

 

Vestido de noiva clássico e contemporâneo

“Esta é uma noiva clássica, com renda, mantilha e outros elementos mais tradicionais, mas o decote nas costas deu uma leveza e um ar mais contemporâneo sem deixar de lado a atemporalidade”

 

Vestido de noiva clássico e contemporâneo

“Este é um vestido clássico todo trabalhado em renda francesa, mas com fundo nude e a silhueta sereia, que dão um ar bem contemporâneo”

 

Vestido de noiva clássico e contemporâneo

“Este vestido foi confeccionado com zibeline de seda, que é um tecido mais encorpado e que exige um corte mais tradicional, como é o caso do godê. Mas o bordado com desenhos mais modernos e a adição de bolsos ao traje conferiram a ele a contemporaneidade que muitas noivas buscam”

 

 

Gostou do texto? Então clique aqui para conferir os outros blog posts
Conheça ainda algumas das minhas noivas nesta galeria de fotos
E acompanhe as novidades sobre o meu atelier nas redes sociais!