Quando pensamos em casamento, sempre idealizamos o vestido que usaremos nesta data tão especial. Mas, além de buscar um modelo que torne o momento ainda mais perfeito, é preciso pensar em uma peça que te deixe confortável. Uma das coisas mais importantes é analisar o clima da época em que a cerimônia acontecerá. Pensando em te ajudar nessa missão, daremos aqui algumas dicas dos vestidos de noiva ideais para cada estação do ano.

Primavera

vestido de noiva ideais - primavera - manguinha

Vestido de noiva para primavera com manguinha

Pode parecer clichê, mas a primavera é considerada a estação mais bonita e romântica do ano. De forma geral, os vestidos de noivas ideais para quem escolhe casar nesta época são mais delicados e com tecidos leves.

vestidos de noiva ideais - primavera - renda

Vestido de noiva para primavera com renda

Rendas e flores são muito bem-vindas em algumas partes do vestido. Uma tendência são as flores 3D, que podem ser costuradas à peça e remetem a essa suave estação do ano. Se você faz questão de não deixar os braços de fora, mangas curtas são mais adequadas à temperatura da época.

vestidos de noiva ideais - primavera - flores

Vestido de noiva para primavera com flores — Foto: Constance Zahn

Verão

vestidos de noiva ideais - verão - tomara que caia

Vestido de noiva para o verão no estilo “tomara que caia”

Para as noivas que optam por casar no verão, a atenção ao modelo e tecido do vestido deve ser redobrada. Isso porque, se não estiver minimamente confortável no modelo escolhido, ela corre o risco até mesmo de passar mal. Os vestidos de noiva ideais para a temporada são em tecidos mais leves e com fluidez.

vestidos de noiva ideais - verão - decote em v

Vestido de noiva para o verão com decote em V

Já modelos como os “tomara que caia” ou com decotes mais profundos podem ser uma boa escolha. Mas é importante lembrar: como qualquer modelo de vestido, deve-se pensar no que mais valoriza o biotipo da pessoa. Nem tudo serve para todo mundo.

vestidos de noiva ideais - verão - sem mangas

Vestido de noiva para o verão sem mangas

Talvez valha abdicar de mangas, mas, se para você for mandatório, ela pode ser em renda ou tule. Você pode até mesmo lançar mão de mangas removíveis, que se adaptam para cerimônia e festas.

vestidos de noiva ideais - verão - tecidos leves

Vestido de noiva para o verão confeccionado com tecidos leves

Outono

vestidos de noiva ideais - outono - capa

Vestido de noiva para o outono com capa

Assim como a primavera, o outono tem lá o seu charme. Como a característica desta estação é imprevisibilidade, os vestidos de noiva ideais são em tecidos intermediários. Isso porque esses tecidos não aquecem muito, mas promovem uma ligeira proteção ao frio.

vestidos de noiva ideais - outono - manga 3/4

Vestido de noiva para o outono com manga 3/4

Tafetá Italiano e Cetim Duchess são bons exemplos. Outras apostas são vestidos com mangas ¾ ou longas e feitas em renda transparente. Já quanto aos modelos, o ideal é que facilitem a inclusão de um bolero ou capa. Caso esfrie mais do que o previsto, essas peças podem possa proteger e evitar desconforto.

vestidos de noiva ideais - outono - cetim duchess

Vestido de noiva para o contato de cetim duchess e manga longa

Inverno

vestidos de noiva - inverno - gola alta

Vestido de noiva ideal para inverno com gola alta

Apesar de acreditar que a noiva nunca passe frio, afinal é muita emoção para um dia só, é sempre bom pensar em tecidos e modelos que protejam um pouquinho mais e deixem a noiva mais confortável. Quem vai casar no inverno pode utilizar tecidos mais encorpados, como zibeline ou tafetá de seda, shantung e tecidos adamascados.

As mangas longas são grandes aliadas das noivas no inverno. Normalmente, elas aparecem em tecidos mais leves, como um tule bordado. Por dar um ar mais clássico ao visual e proteger do frio, a renda também pode ser uma boa pedida.

vestidos de noiva - inverno - zibeline

Vestido de noiva para inverno feito com zibeline de seda

Outra ideia interessante é apostar na gola um pouco mais alta. Além de ser uma tendência, protege o colo e dá um ar de elegância e imponência ao vestido. Os boleros e ponchos também apareceram nos últimos desfiles internacionais de moda bridal e são uma ótima opção para proteger do frio. Há ainda a opção da capa, que abriga e alonga, além de poder substituir o véu e a cauda. A peça também é prática, porque pode ser removida para a recepção.

vestidos de noiva - inverno - capa

Vestido de noiva ideal para inferno com capa

Além do vestido de noiva, outro ponto que precisa ser pensado de acordo com a estação do ano é o buquê.  A depender da época, existem flores que não serão encontradas. Para evitar frustrações, é importante fazer uma breve pesquisa das flores que costumam estar disponíveis na data do casamento.

Gostou? Então clique aqui para conferir os outros blog posts
Conheça ainda algumas das minhas noivas nesta galeria de fotos
E acompanhe as novidades sobre o meu atelier nas redes sociais!

Facebook - Luciana Collet  Instagram - Luciana Collet  YouTube - Luciana Collet  Pinterest - Luciana Collet