DicasSem categoria

Moda Festa: dicas para escolher o vestido de festa perfeito para cada ocasião

Por 10 de fevereiro de 2020 Nenhum comentário

Vestidos de festa são uma categoria específica dentro da moda, porém existem algumas nuances importantes de serem consideradas na hora de você escolher o look para casamentos, formaturas, aniversários e outros eventos sociais. Muita gente usa os modelitos usados pelas celebridades nos tapetes vermelhos como referência, mas a estilista  Luciana Collet pede muito discernimento nas escolhas. “Antes de qualquer coisa é preciso entender como será esse evento, o local e horário no qual será realizado. Só depois disso, ir atrás das referências e ter muita atenção aos detalhes”, diz.

 

Vestidos de festa para casamentos

 

É importante considerar que decotes, fendas profundas e transparências não são recomendados, principalmente se forem ter cerimônia em algum templo religioso. “Mesmo se a cerimônia for realizada fora da igreja, é importante ter atenção aos exageros: casamentos costumam ser eventos mais familiares, no qual os noivos são as estrelas. Então, um bom senso é importante !”, explica Lu.

 

O local e horário vão ajudar a definir as cores, brilho e a fluidez do vestido. “Casamentos ao ar livre, por exemplo, pedem mais leveza. Já casamentos à noite, podem ter criações mais elaboradas, com tecidos mais robustos e podem carregar uma certa dose de glamour”, explica Lu.

Ao ar livre

 

A noite

 

Vestidos de festa para formaturas

 

Como, normalmente, a festas de formatura acontecem à noite, é possível esbanjar no brilho. Fendas e decotes também são bem-vindos e os vestidos não precisam ser, necessariamente, longos. Os curtos são uma ótima pedida para convidadas que querem dançar a noite inteira. “Só atenção à altura da barra. Vestidos muito curtos não são de bom gosto em nenhuma situação”, afirma. Se você ficou em dúvida do comprimento, pense em que altura o vestido deve estar pra você dançar até o chão sem revelar nada. “Esse é sempre um bom filtro”, brinca Lu.

 

Vestidos de festa para aniversários

 

Aqui é muito importante entender como será essa festa para definir se é um evento que pede vestidos longos ou curtos. Se no convite tiver algum traje especificado, siga à risca. Nada de ir de blusinha e jeans se o aniversariante pediu no convite um traje social completo, por exemplo. Além de destoar, você não se sentirá confortável estando tão diferente de todo mundo. Nesse casos, cabe um pouco de ousadia, com decotes, fendas profundas e mais brilho. Mas, de novo: a estrela da festa é o aniversariante, então não combina muito tentar brilhar mais do que ele. Fique atenta para estar bonita, mas sempre dentro do limite do bom gosto.

Vestidos para outros eventos sociais

 

Para eventos corporativos, lançamentos de produtos, inaugurações e afins, dificilmente o dress code pedirá um vestido longo. Nestes casos, invista em vestidos curtos (sempre com atenção à altura da barra), midis ou longuetes e até mesmo em macacões ou composições de calças e blusinhas feitas com tecidos nobres. “Aqui só estão vetados tecidos de malha, que não são nada indicados para essas situações”, explica.

O segredo, diz Lu, é ficar de olho no convite, seja qual for o evento. “Qual há um dress code definido, muitas vezes, é no convite que essa informação aparece. Também pelo tipo de convite já dá pra saber qual vai ser o nível de sofisticação da festa. O local também é outro sinal. Na dúvida, pergunte para o dono do evento, com certeza ele irá te ajudar a escolher o melhor figurino”.

Deixe seu comentário!

Abrir chat
Podemos ajudar?
Olá!
Como podemos ajudar?